Sim, é isto! COM SEUS NOVOS TÍTULOS, VÊM AS RESPONSABILIDADES: A de se ter a capacidade genuína de realizar a comunicação assertiva.
Mas, será que ela, a comunicação, tem sido praticada? E o que isso tem relação com títulos de influencers? Leia até o final, eu prometo que você sairá desta experiência cheio(a) de novos pensamentos e insights.
Vamos comigo? Me conta o seu sentimento e suas experiências. Acho que temos muito a falar.
Eu começo….
Diga-me: Você tem aquele IMENSO desejo de receber (não se autointitular rsrs, tudo bem?) uma dessas designações: LinkedIn Top Voice, Speaker XXX, Digital Influencer, etc…etc…etc…?
Diga-se logo: Isso é bom e não há nada de errado! Eu quero aqui contribuir acrescentando conhecimentos para que você possa analisar e decidir, o que é melhor para você.
Começo já expressando: Que eu acredito em algo bem simples e acessível em qualquer bibliografia:
Ou seja? Que a comunicação é um processo de “02 vias”,
não SOMENTE UMA, como ultimamente a sociedade tem feito parecer ser
E eu também quero acrescentar que, nem tudo que se escreve, alias…. nada do que e escreve a seus olhos, deve ser “engolido“.
Não importa a pessoa ou livro, não importa nem seu título de doutorado em uma universidade de 1.ª linha. Devemos ter senso de pesquisa, da descoberta, da crítica positiva, do desdobramento das ideias. Tudo isto vale em muito para que possamos crescer espiritual e intelectualmente.
Neste mesmo artigo aqui , por exemplo, ele iniciou por mim, mas, pode (e deve) ter continuidade em você. Poderia ser um vídeo no Youtube! Ou qualquer outro meio. A questão é que a análise crítica e a troca, de forma construtiva é claro, sempre é importante.
E é aqui que eu enfatizo a boa prática da comunicação, da troca!!! Ela só ocorrerá se os dois lados se permitem. Eu não quero “engolir conteúdos”. Você quer????
Sabe o que eu quero?
Eu quero ter o poder em mãos (e eu tenho, você também) da liberdade em analisar e não tomar algo como a única e verdadeira palavra. Eu quero pesquisar, eu quero ver fatos, eu quero entender quem é a pessoa, qual o histórico dela. Eu quero ver exemplos! Eu quero, mais que tudo, sentir na minha pele que tudo aquilo é uma verdade! Não apenas um engodo para o único e lamentável desejo de fazer uma rede crescer.
Por esta razão é que não posso ir contra tudo àquilo que me formou como pessoa e ao qual me levou ao meu propósito de vida: O de ajudar na Transformar a vida de profissionais, gerando sucesso via experiências marcantes!
Tudo isto consubstanciou a criação da Talent XP (Nosso site).
Não seria diferente, pois é claro, eu uso aquilo que sei fazer com propriedade, e sei que farei o melhor! você conhece o seu real propósito?
Se você diz que tem o propósito: de ficar rico, ser influenciador, ser feliz, ter uma casa, ter um cargo de diretor, viajar pela Europa, conquistar um emprego novo, criar uma empresa.
Então… sinto muito, mas, nada disso significa propósito.
Falarei mais sobre este tema, propósito, mais a frente..
em outro artigo ou vídeo.
Prefira, ao contrário de ter títulos sobre você, apenas SER “a representação de algo”. Isso é o inverso. E o impacto é mais positivo porque exercemos a influência pelo exemplo.
Não caia na mesmice do corriqueiro discurso sobre o “O QUE alguém pode pode fazer”. Pois isso trata apenas de apontar caminho. Vá para o outro nível, contribua mostrando também “COMO alguém pode fazer”: Pois isto trata de ajudar na executar, com ferramentas corretas, agregando valor real à jornada das pessoas.
É por esta razão é que eu me identifico muito com o título de “Face Influencer”, termo ao qual CUNHEI, correspondendo ao sentido de se fazer presente e associar o verbo com a ação de dar o exemplo. É o que eu sempre escuto dos meus clientes. Sinto assim que eles me deram este título, sem sequer saberem!
Eu o(a) convido à busca “do ser”, e não “o estar”. Quando você está influenciador, esse status tem dia e hora para acabar. Que sejam então vocês também Face Influencers, pois, saberão que além dos seus papeis digitais, suas ações pessoais e personalizadas irão enobrece o seu nome, a sua marca pessoal de forma próxima, com exemplos tangíveis. É o que digo: Dar o exemplo.
Ressalto não dizer, de forma alguma, que ser “digital influencer” seja algo ruim! Eu apenas quero expressar que sinto falta de exemplos das pessoas que são porta-vozes de algo, influenciadores, mas que perderam a mão da comunicação.
Eu vejo isso todos os dias. Basta abrir o LinkedIn!!! É bem fácil de perceber até.
Explicarei da seguinte forma:
Ser influenciador não é sobre quem você diz ser, mas, sobre a forma como você é percebido e evidência em ações.
Perceba que, não fará sentido o uso do título de influenciador, quando exerce uma das 06 atitudes a seguir:
1) Você faz ou recebe um convite para rede social, ele é aceito. Após conexão feita, você recebe uma mensagem da outra parte, você a ler….e não responde. Sua desculpa é não ter tempo, mas, nota-se seu ritmo constante com ações supérfluas na social. Neste caso, onde está a comunicação com seu púbico. Você visa somente rede, não a troca!
2) Você recebe um pedido de apoio, associado à sua área de conhecimento, e você nem dar bola! Como se não houvesse ninguém ali.
3) Você desabilita os recursos de confirmação de leitura. Isso apenas deixa mais claro o quanto você não quer a comunicação.
4) Tem milhares de pessoas em sua rede. Mas, somente dar atenção para aqueles que lhe dão oportunidades de obter um algo a mais. No final de contas, você nunca oferece!
5) Você traz vídeos falando sobre gestão, em todos os âmbitos. todavia, você não aplica isto em sua própria empresa ou com seu próprio time.
6) Você tem habilidade para falar de um tudo. Você as vezes é médico, as vezes jornalista, outrora especialista de marketing, as vezes especialista em investimentos e em outros Best Top HR curriculum advisor.
Mas, a sua história de carreira mostra um outro ritmo e jornada em outro caminho.
A influência pode exercer 02 papeis, o NEGATIVO e o POSITIVO. Com as atitudes acima, qual o exemplo que você está dando?
Em minha respeitosa opinião, não é o positivo.
Se gentileza gera gentileza: então a sociedade está esquecendo sobre o ponto em que ambos os lados se comunicam. De necessidade de existir a troca, da gentileza, da atenção, do carinho, da forma de vontade, do agir para o bem..porque simplesmente é o certo!
Mas, tudo bem para aqueles que escolhem agir como quem está no seleto e inatingível mundo das celebridades internacionais. Eu respeito, mas, permita-me não concordar!
E, não concordar fará sentido para você também que agora pode reavaliar o modelo de comunicação das pessoas. O que você ganha com isto? O maravilhoso poder de descartar a pessoa de sua rede e de sua vida! Tenha em seu circulo pessoas com excelência de comunicação, que agregue em sua vida, de de forma positiva heim! Se não for assim, se dê o direito de não querer “gente assim” por perto.
Em resumo: aqui falamos que a influência deve ter o papel de agregar valor às vidas e ela se dará de forma adequada quando permitimos a troca. Que é importante para consolidar suas atitudes a definição de um propósito de vida, pois, assim o egoismo ou egocentrismo vão passar longe de sua vida e suas atitudes.