Simplesmente, seja você o senhor(a) de suas emoções e regente de suas próprias decisões!
Com o uso de equilíbrio emocional e pensamento estratégico, você potencializará o alcance de resultados para seus planos de carreira, de vida, enfim, a sua realização pessoal.
E, como tornar-se hábil quanto a isto?
1º Permita-se sair do automático.
Sabe-se que no dia-a-dia estamos envolvidos de forma automática com as nossas emoções e estas, por sua vez, são consolidadas e conduzidas por nossas experiências e visões pessoais da vida.
Desta forma, estar no automático, é um processo padrão e natural dos seres humanos, na forma de responder aos desafios da vida, pois, na grande maioria das vezes, ele se dar de forma emocional. E isso nem sempre nos leva ao melhor resultado. E por que o automático ocorre? Em razão das experiências prévias que temos ao longo de nossas vidas, elas criam uma caixinha de “atalhos” para perguntas x respostas ou pensamentos x ações. É o cérebro agindo como deve, um agente fiel e muito eficaz em lhe trazer aquilo que “você disse a ele” como sendo o correto.
Atalhos são criados em razão dos seus hábitos. Essa prontidão é formada pelo vício. Então, via processos consciente e inconscientemente, se você faz a pergunta a sua mente responde:
“… a resposta esta aqui, guardadinha, heis ela aqui pra você…”
Sejam respostas certas ou erradas, inteiras ou pela metade, o nosso cérebro é especializado em criar respostas rápidas. Mas, somos nós quem damos a direção a ele. Se a direção for correta, temos referência do melhor a fazer; se a direção outrora não tiver sido a melhor, logo…. arcamos com as consequências de decisões equivocadas passadas, pois, iremos repeti-las, caso venhamos agir aceitando este automático, pela crença de que não há algo novo, outras possibilidades. Ruim isto, não é mesmo?
2º Desprenda-se das crenças agindo pela impessoalidade.
É vital para a boa convivência com pessoas, a impessoalidade. No aspecto de que você deixe se desligar da forma como percebe o mundo e se abra para o olhar do mundo sob a visão das pessoas! Isto não significa que você tenha que mudar suas concepções, caso ache indevido, porém apenas, der-se a chance de mostrar respeito e compreensão quanto as outras visões de mundo.
“E certo que nem todos estão preparados para olhar o mundo com outros olhos…
Por isto, não podemos impor mudanças a outros, sob nossa perspectiva.
Contudo, se por outro lado, nós estamos tão acima a ponto de apontar o dedo para o próximo e questionar os motivos dele não ter mudado, será também neste exato momento que absorveremos a responsabilidade de mudarmos,
em primeiríssimo lugar, a nós mesmos.”
Cabe aqui enfatizar que o que estamos abordando são os comportamentos limitantes: àqueles que causam (ou podem causar) algum tipo de mal (ou impedir melhorias), a nós ou a terceiros,
E agora, o que acontece?
Se você entendeu que está em suas mãos a forma como você poderá otimizar os atalhos de seu próprio cérebro e a forma como reagirá ao que o mundo lhe oferece, então chegará a conclusão que:
Agir de forma planejada e com equilíbrio emocional, não significará se tornar uma pessoa fria, porém, controlada para doar a quantidade certa de você mesmo para este mundo e às pessoas a seu redor. De forma em que você comandará, com êxito, as suas decisões, pautadas pela lógica e a razão. Você terá mais habilidade para compreender e a respeitar as pessoas em seus diferentes modos de ver a vida, bem como seus momentos possíveis de mudança. Alias, você poderá auxilia-las nesse processo de mudança, de uma forma mais eficiente, sem impor, sem feri sentimentos, ou valores – a ambos os lados, você e ela.
Conheça 05 técnicas para potencializar o alcance desta nova postura de pensar e agir:
1º Esteja aberto para uma conversa sincera consigo mesmo(a).
2º Torne-se consciente de seus atos e pensamentos.
3º Faça esta jornada sem medo
4º Se falhar no caminho, entenda que faz parte, apenas corrija-os e der o seu melhor a si, a todos.
5º Nunca deixe de seguir em frente em seu processo de aprendizado.
#Obrigado por nos acompanhar nesta leitura 🙂 Que estes conhecimentos contribuam em seu processo de desenvolvimento. Aproveite os outros materiais de nosso site e blog.
Seja também você o canal para desenvolver pessoas.
Agora que este post contribuiu com você, é possível que ele faça o mesmo por mais pessoas em seu trabalho ou fora dele. Compartilhe-o em suas redes. E o melhor de tudo? É que esta é uma forma muito útil para você movimentar seu marketing pessoal, repassando conteúdos que agregam.