Você sabe o que constrói o sucesso profissional? Vou tem contar um relato de uma seleção, logo mais abaixo.
“A autoconfiança é uma importante viga para o atingimento do sucesso, sendo ela obtida com base em planejamento e preparação”. (Rafael Fernandes)
Antes, quero que você saiba:
Que um dos mais importantes pilares para a obtenção do sucesso é a #autoconfiança. E, sendo bem direto, eu já lhe conto que a fonte da autoconfiança está no seu #preparo pessoal. Todos nós precisamos muito de tudo isto!
Contudo, pergunto:
(1) Quando estamos preparados de forma suficiente?
(2) Existe limite para a autoconfiança?
Para responder isto, compartilharei uma de minhas experiências em seleção de candidatos. Me acompanha?
Não faz muito tempo…
… eu recebi um e-mail de alguém do administrativo-financeiro de um grande supermercadista de São Paulo, esta pessoa pedia que eu entrasse em contato.
Geralmente quando recebo e-mails de endereços comerciais, eles se relacionam a interesses na aquisição de soluções da Talent XP. Pois, para fins pessoais, os profissionais acabam usando os seus endereços pessoais, e eu concordo com esta forma.
Atendendo á solicitação, fiz a ligação. Mas, desta vez, o assunto não era bem o que eu pensava! A assistente administrativa da empresa, sabendo de um processo seletivo para o cargo de CFO, queria se candidatar. E, claro, seu interesse era genuíno, e eu acho isso favorável – sempre que realizado de forma alinhada à vaga – Infelizmente não era o caso, a candidata não tinha este preparo.
Eu agradeci pelo interesse, dando total atenção e empatia quanto ao desejo e à evidente ansiedade da candidata. Todavia, os dados da postagem da vaga eram claros e não havendo qualquer Match com o que era demandado ao cargo, procurei explicar do que se trata o cargo de diretor financeiro, as competências, a necessidade de experiência prévia em cargos executivos, bem como o que poderia ser feito para que ela pudesse, no futuro, chegar a este patamar.
Não aceitando o fato de não entrar na seleção, a profissional me indagou:
– Por que a empresa contratante não poderia me dar um voto de confiança? Não importa eu não ter experiencia, eu posso aprender a curto prazo!
– Por que tudo tem que ter um passo-a-passo?
– Qual o problema em ser assistente e querer ir direto para a diretoria?
– Eu posso, eu acredito em mim.“Dizia ela realmente indignada”
E, mesmo com toda a minha paciência e tato, aquela candidata só esperava uma resposta como a certa: a que ela queria! Ser selecionada, no ato da ligação. Mas, a ligação foi finalizada por ela.
E os aprendizados que se deve ter eventos como este?
1.º É que não há o que se falar aqui em reclamação ou atitude da candidata. Devemos respeitar e entender o momento de vida e de maturidade de todos. E está tudo bem! Não apontamos o dedo para ninguém, certo? Apenas para nós mesmos!
2.º Que devemos ver o copo “meio cheio”. Pois, em todas as situações, sempre há aprendizados. Por exemplo, pode ser um meio de identificar em “que tantas” anda o comportamento humano e Mind set naquela em um empresa, suas estruturas de cargos, etc.. Portanto, podemos aproveitar para agregar conhecimento! E, sempre que possível, ajudar também!
O inverso disto seria expressar: “eu perdi tempo”
Mas, acredite em mim quando digo que, no caminho do sucesso, nós não devemos pensar assim. Nossa mente deve ser sempre positiva! Crie este hábito.
E quanto as reflexões sobre o “sucesso” e “preparo”?
Eu comentei ser genuína a busca pela oportunidade pela candidata, pois, realmente acho que o sol deve brilhar para todos. As pessoas podem ir em busca de sua felicidade sim.
Mas, tal qual comento no VOCÊ S.A. MASTER (Programa de aceleração profissional da Talent XP):
Se a sua estratégia não for robusta e alinhada ao que você, como “produto/serviço” pode entregar, então seus resultados podem tardar a chegar, pois, a forma como você trilha a sua jornada será pouco robusta e segura.
Este foi o caso da candidata. Talvez, ao final de contas, ela tenha tido apenas a intenção de usar o momento para reclamar daquilo que pensa ser injusto no mundo.
Saiba assim que:
1º Uma pessoa preparada é confiante, pois ela tem uma estratégia definida, fazendo com que fique a vontade. Esta pessoa terá argumentos, apresentará soluções, vai ser hábil em gerar de segurança a seus ouvintes.
2º De outro modo, se você não se preparou, deverá estar pronto para as suas atitudes após uma possível *derrota. Assim, deverá saber como controlar as emoções, caso as coisas não andem como você desejou. Equilíbrio emocional é vital.
* Veja, logo ali em cima, eu descrevo a palavra “derrota”, não “o fracasso”! Pois, derrota é apenas uma perda temporária, você ainda pode se reconstruir!
3º A formula da autoconfiança não é = (Teimosia + excesso de confiança).
Pois, neste caminho seu argumento evidenciará apenas que você se vê como vítima de algo, que não reconhece ou aceita as regras de cada ambiente, que não entende o valor de construir uma jornada de forma madura e sólida.
Se expressarmos a autoconfiança em uma função, ela seria:
AUTOCONFIANÇA = (PREPARO)
Onde,
PREPARO = TESTE x (SOMA DOS Resultados Positivos)
Assim, concluímos que:
- Se você se prepara (Na mente, corpo e espírito), as bases para atingir o sucesso serão solidamente construídas.
- O PREPARO deve ser um conjunto de conhecimentos adquiridos, agregados com práticas válidas e o alcance de resultados positivos com estas práticas.
- A geração de SEGURANÇA está justamente em evidenciar o sucesso das práticas, alinhando o discurso de oferta aos fatos.
- CONFIE em você, sempre! FUNDAMENTADO(A) no autoconhecimento!
Onde, este autoconhecimento deve significar:
- Verdadeiro saber sobre a nossa personalidade
- Compreendermos a nossa forma de materializar a personalidade, se dando através de estilos comportamentais, quais são eles e suas dominâncias.
- Sermos gratos pelo que conhecemos e sermos verdadeiros conosco – sobre a extensão destes conhecimentos. Desta forma, temos a chance de traçar nossos planos de desenvolvimento com base na realidade.
- Termos tanto, tanto, tanto… domínio de si, ao ponto de obtermos dos outros o melhor nas relações humanas, seja no trabalho, negócios, etc.. Pois, para conhecermos sobre pessoas, temos que se conhecer muito bem, antes, a nós mesmos!
- Termos alta estima, sem quaisquer amarras a sentimentos de “superioridade” e “teimosia”
Portanto, uma pessoa com autoconhecimento, é alguém liberto de si mesmo(a).
Tudo isto pareceu-lhe romântico ou espiritual? Não, não… tudo aqui deve ser percebido como tangível!
E agora é com você: Ação!
#Obrigado por nós acompanhar nesta leitura 🙂 Que estes conhecimentos contribuam em seu processo de desenvolvimento. Aproveite os outros materiais de nosso site e blog.
Seja também você o canal para desenvolver pessoas.